Encorajamos as nossas crianças a tentar.  Tentar mesmo errando.  Seguindo aquela máxima de "errar, errar muito, errar cada vez melhor".  No fundo, transmitimos a ideia que não é importante errar o importante é tentar (e tentar cada vez melhor).  Mas o certo é que esta perspectiva só funciona em alguns domínios.  Poder-se-à dizer isso a um cirurgião? A um engenheiro que constrói uma barragem?  
Mas hoje queria refletir sobre o erro em Educação.  Acredito que é importante que a criança tenha espaço para errar (e refletir sobre o erro) em Educação.  Mas a Educação enquanto processo é igual a uma cirurgia: só se tem uma oportunidade.  Nunca mais aquelas crianças voltarão a ser crianças; nunca mais a Educação poderá dizer: - "Desculpa lá, enganei-me!".Contemplar o erro é uma estratégia pedagógica não é um desígnio da Educação.
pedra no ar:
- Pára!
Tarde demais.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
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