terça-feira, 18 de agosto de 2009

Vida e água

Sempre ouvi esta associação "água é vida". Sempre a associei à produção da vida (a floresta versus o deserto). A água era a produtora da vida. Tudo bem!
Mas a água também é um parábola sobre a gestão da vida. Explicando: quando usamos para explicar o que fizemos, fazemos ou iremos fazer imagens, razões e interpretações que são fruto da nossa imaginação, isso quer dizer que estamos a encontrar caminhos para lidar com uma realidade que nos é incompreensível ou insuportável. E assim, a imaginação procura caminhos improváveis, impossíveis e criativos para encontrar uma lógica e uma razão para viver coerentemente.
A vida é pois como a água, sempre disposta a passar por cima, por baixo ou pelo lado qualquer obstáculo. O importante é a vigaem, é a força de viver. A realidade... bom... isso interessa menos do que esta força a seguir o seu caminho...


o chão
ficou empapado
dos dois lados da pedra

4 comentários:

BAR DO BARDO disse...

água
corrente
que nos prende
à liberdade...

Anónimo disse...

água parada
empedra e apodrece
peixe morto

Água corrente
limpa e vitaliza
espelho d'alma

Rafael Noris disse...

Lembro quando estudei a poesia de Lorca, a água para ele tinha dois sentidos: se corrente representava vitalidade, se estancada, a morte. Belo haicai, um retrato esperando a interpretação do leitor. Abraço!

David Rodrigues disse...

Todos bons e muito estimulantes os comentários!
É bem sugestiva esta imagem da vida-água e por outro lado a pedra-morte.
E ainda: que tal o som da vida? O marulhar da água? Há alguma coisa mais linda?
Um abraço,

David Rodrigues