segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Coragem

Recebi uma apresentação por e-mail com frases de Fernando Pessoa. Todas falsas e a tresandar a livros baratos de auto-ajuda. Mas... até com estas frases falsas se pode aprender (se estivermos para aí virados, digo eu).
O tema fundamental era a esperança; a importância da esperança como antídoto ao envelhecimento. A esperança que há algo a fazer, alguma coisa a mudar, um passo a progredir, uma causa para nos convocar. E eis que vi a ligação desta esperança (quase sempre apresentada como seráfica e passiva) com a coragem (a força interior, a determinação). Afinal, para que serve uma sem a outra? (Coragem desesperançada? Esperança desencorajada?)
A esperança é o destino e a coragem o caminho para lá chegar. Mas cada passo do caminho precisa de esperança e é necessária a coragem para levantar os olhos para lá. Lá longe.

tudo caiu!
a criança recomeça
com um sorriso.

3 comentários:

Luz disse...

Esperança e coragem.
Será esta a poção mágica da juventude que mora dentro de cada um? (Cada um que a quiser verdadeiramente regar e acarinhar?)

Juntando com a humildade (de aprender até com auto-ajuda), parece que o "lá longe" fica ainda mais longe - e oxalá que nunca chegue...

pdl disse...

Reporto-me à cena de uma criança aprendendo a andar de bicicleta...

David Rodrigues disse...

A humildade... nunca gostei muito da palavra. Quando nela se fala é porque ela falta. Gosto de reconhecer a humildade, de a ver quando aparece. Mas quando se torna um objectivo... normalmente sai asneira, sai forçada.
Mas adoro vê-la aparecer espontânea, simples e óbvia.
Obrigado pelo comentário!

DR