quinta-feira, 23 de junho de 2011

O tempo ainda

Duas citações: uma da Rainha Vitória no leito de morte a suplicar "Só mais um minuto"; a outra de José Saramago a responder à questão: "O que é que ainda precisa depois de uma vida tão cheia de sucesso?". Ele respondeu "Tempo".
Quando nos apercebemos que o nosso tempo é finito e breve e que a vida tal como a conhecemos teve uma longa existência sem nós e terá uma longa existência também sem nós, percebemos o quão precioso é o nosso tempo de vida. Cada texto desproveitado, cada espera sem resultado, cada momento que consumir as nossas energias e que não produziu nada de útil ou prazeiroso para nós ou para os outros, é um tempo desperdiçado.
Mas o mais dramático é o seguinte: mesmo que tivessemos aproveitado cada segundo da nossa existência o tempo fugir-nos-ia da mesma forma. Talvez mesmo mais porque sabendo o quanto ele pode render saberíamos melhor o que é perdê-lo. O tempo - agora mais que o espaço - está no centro da nossa limitação como humanos e, por isso, tentamos tão afincadamente (e tão inglóriamente) lutar contra a sua passagem.


queima a partida
suga a chegada...
que caminho resta?

4 comentários:

pdl disse...

O pior é quando só notamos a perda de tempo, quando já não temos mais tempo!

ma grande folle de soeur disse...

Escrevi ontem uma coisa que vai ao encontro do que dizes tão bem... olha a ma grande folle foi bloqueada pelo blogger... nem percebo bem porquê... mas eu já me passei para a concorrência. http://www.babellefish.tumblr.com
(o único senão é q parece q o pessoal do blogger não consegue deixar comments...). Eu por aqui ainda consigo seguir e deixar comentários... do mal o menos. Abraço

David Rodrigues disse...

Que é isso?
Bloquear? Isso é censura ou desrespeito?
Confiamos em quem? (com quem fiamos em conjunto?)
Que vai acontecer aos teus excelentes posts anteriores?

David

Carlos Teixeira Luis disse...

Boa tarde,

por causa do blogger perdi os motivadores comentários duma poeta que admiro: D. Graça Pires. Um dia vão me cortar qualquer coisa e irei embora. Espero que seja problema técnico e que se resolva.

Ando tão entusiasmado com este blogue que não resisto a enviar mais um modesto haiku:

Haiku: flor do Japão

vento forte no
sopé do vulcão - flor
do Japão resiste

Um abraço.