sábado, 11 de junho de 2011

Hoje há estética

Falava ontem com o meu amigo e compositor João Nascimento. Falavamos da valorização da obra (de arte) que se produz. Perguntava ele: quem é que é qualificado para sancionar alguma produção como boa, "artística", original, etc.
1)A história está recheada de enganos clamorosos que levaram a incensar mediocridades e a esquecer obras geniais.
2)Também não é muito de confiar no "tempo". Quantas camadas de terra lançou este "tempo" sobre obras que mereceriam fazer-nos assídua companhia?
3)E a crítica? Bom disso é melhor nem falar... Quantas vezes a crítica do tempo falha cruelmente as suas apreciações em nome de interesses ou gostos locais e mesquinhos?
- Em quem repousar pois? - perguntava o meu amigo.
E eu acho que é em nós, nos criadores sejam eles do tamanho que forem. Cada um é o melhor avaliador da sua obra. E, se não for megalómano ou deprimido, fará uma avaliação do que faz muito perto do que a obra vale. Quem poderá melhor julgar as intenções, as dificuldades, a mensagem, as ambiguidades? É o autor. E se não for ele... a obra fica à deriva, à espera que alguém lhe dê um sentido que o autor não lhe conseguiu dar.


escolhido pela abelha
o alho porro olha
as violetas.

3 comentários:

ma grande folle de soeur disse...

Fabulosos estes últimos :) abraço

David Rodrigues disse...

Minha cara amiga:

Lá vamos mantendo vivo o haiku em português de Portugal. E tu tens escrito? Vou agora mesmo ao teu blog.
Um beijinho!

David

Anónimo disse...

Tenho um blog que entre outros também tem poesia. No entanto, desconheço a poesia haiku!!! De que se trata?
Contudo, do que li gostei. Vou adicionar um link no meu blog para cá, e se possível, pedia para que também colocassem aqui para o meu blog. Agradeço.
Visitem o blog "Gangster do Colarinho Multicor".
Procurem no Google.
Obrigado.