quinta-feira, 7 de maio de 2009

Senryu

Nem só de haiku vive este blog. Um amigo perguntou-me se os haiku tinham que ser sempre tão "sérios" e ligados a um certo formalismo. A minha opinião é que não: o moderno haiku é bem mais aberto e livre do que o haiku tradicional que vem de Bashô. Mas quem quiser escrever tercetos sem dores de consciência que pode estar a "assassinar" o haiku tem a possibilidade de escrever "Senryu". Abaixo encontram uma definição de senriu e um escrito por mim.

Senryū is a poem that is written in a similar form and emphasizes irony, satire, humor, and human foibles rather than seasons; it may or may not contain a kigo and kireji.



Qual é o espanto?
Afinal ele só é
melhor do que eu!

2 comentários:

Luz disse...

Sinceramente, prefiro o avanço. Prefiro o humor e a inclusão do Homem e de suas "emo-a-ções" nos haiku. Gosto dos seus haiku heróticos, dos cómicos, dos que colocam "gente viva" na natureza aparentemente morta.
Isto faz-me lembrar de uma amiga que adorava romper normas e que sempre dizia: "Normal" eu não quero ser nunca. Quero ser "natural".

Gustavo Felicíssimo disse...

da fruta que eu gosto/ a namoradinha dela/ chupa até o caroço.

visite nosso blog, meu iormão português.