domingo, 10 de julho de 2011

Acreditar nas crianças

As posições sobre Educação talvez se pudessem - de forma muuuuuito genérica - agrupar à volta de dois pólos: as que acreditam nas crianças, no seu potencial, na sua integridade como ser humano e as que acreditam na sua incompletude e no seu déficit. Claro que eu estou atraído pelo primeiro destes pólos.
As pessoas que desconfiam das crianças e cuja única preocupação é atafulha-las de conhecimentos, discipliná-las, moldá-las ao mundo, essas pessoas divergem de mim em três aspectos:
1) eu não estou conformado com este mundo e não o vejo como um exemplo decente para dar a crianças,
2. O conhecimento é só um meio para ser feliz e é preciso que esta ligação fique bem clara e
3. a disciplina é sobretudo auto-disciplina: fazer a criança depender mais do que deve do controlo dos adultos, não é saudável.
Quem não confia em crianças não é digno de confiança.... digo eu (e não me venham cá acusar de pieguices roussonianas...)

dá sombra a uns
impede o caminho a outros -
árvore da minha rua.

1 comentário:

pdl disse...

Opinião abalizada com exemplo na própria casa!